All for Joomla All for Webmasters
ptendeites

CT-UFSM

O Centro de Tecnologia (CT) teve sua origem no Centro Politécnico, fundado em 30 de junho de 1960, pela Associação Santamariense Pró-Ensino Superior (ASPES). Em dezembro do mesmo ano, foi criada a Universidade Federal de Santa

Maria (UFSM), surgia assim o Instituto Politécnico do Centro Politécnico, como unidade pertencente à estrutura da UFSM.

A partir da criação da Nova Universidade, pretendia-se naquele instante, iniciar com a implantação do Curso de Engenharia Elétrica, que posteriormente evoluiu para a instalação conjunta do Curso de Engenharia Civil. Em 13 de setembro de 1961, passou a chamar-se Faculdade Politécnica, sendo que em fevereiro de 1962 foi realizado o primeiro vestibular.

Com a aprovação, em 12 de fevereiro de 1970, do plano de reestruturação da UFSM a Faculdade Politécnica foi então transformada em Centro de Tecnologia. Hoje, agrega 14 Cursos de Graduação, 07 Programas de Pós-Graduação, 11 departamentos, que atendem aos Cursos de Graduação e aos Programas de Pós-Graduação, inclusive prestando serviços para outros Centros de Ensino, 12 grupos de pesquisa, 02 grupos de Programas de Ensino Tutorial (PET) e a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), tendo como missão promover ensino, pesquisa e extensão, formando lideranças capazes de auxiliar no desenvolvimento da sociedade.

Para dar suporte às atividades desenvolvidas, o Centro de Tecnologia conta ainda com Assessoria de Comunicação, Biblioteca Setorial, Gabinete de Projetos, Salas Informatizadas e 16 laboratórios.

A área física do Centro de Tecnologia, onde estão localizados as coordenações de cursos, departamentos, grupos de pesquisas, laboratórios, e outros órgãos auxiliares está distribuída nos prédios 07 e 10, além do prédio da Biblioteca Central (onde está sediado o Curso de Arquitetura e Urbanismo), o prédio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (onde está localizado o Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria – LACESM) e o prédio específico onde funciona a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM).

Missão

Construir e difundir conhecimento, comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável.

Valores

Comprometer-se com a educação e o conhecimento, pautada nos seguintes valores:

Liberdade; Democracia; Ética; Justiça; Respeito à identidade e a diversidade; Compromisso social; Inovação; Responsabilidade.

 

 

 

 

Sobre

O CEESP é um grupo de pesquisa vinculado ao programa de pós-graduação em engenharia elétrica da universidade federal de santa maria. Atua na orientação de alunos de mestrado e doutorado e no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de smart grid, geração distribuída e sistemas elétricos de potência.

Vinaora Nivo Slider 3.x