All for Joomla All for Webmasters
ptendeites

CEESP

O Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) é um grupo de pesquisa sediado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (CT-UFSM) e cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Suas atividades iniciaram

em 1986, tendo sido reconhecido oficialmente pelo Conselho do CT-UFSM em 1989 sendo um dos seus Grupos de Pesquisa mais produtivos e ativos – na ocasião o grupo tinha a denominação de Núcleo de Desenvolvimento de Microcentrais (NUDEMI). A partir do ano 2000 o nome NUDEMI foi substituído por Centro de |Estudos em Energia e Meio Ambiente (CEEMA). Recentemente o grupo adotou o nome CEESP por congregar também um número significativo de pesquisadores que atuam na área de sistemas elétricos de potência.

Os pesquisadores do Grupo são frequentemente convidados para proferir palestras, consultorias ou para apresentação de resultados de pesquisa, por inúmeros organismos: Light Rio de Janeiro, Fundação Roberto Marinho, UNESCO (Uruguai), COPEL, COPPE, Grupo CEEE, UFRGS, AES-Sul, RGE, CEFET (Pato Branco-Paraná), LAPEM-UFSM, USP, UNICAMP, Universidad de Missiones (Argentina), Universidad Oriental do Uruguai, França, Reino Unido, entre outros. Mais recentemente, estabeleceram-se laços de cooperação com a Colorado School of Mines (CSM-Colorado-USA) pela afinidade de áreas relacionadas à geração distribuída, redes elétricas inteligentes e integração de fontes alternativas de energia. Esta Universidade Americana interessou-se pelo novo conceito de Centrais de Energias Alternativas, ora cunhado pelo CEESP-UFSM, para permitir o funcionamento entre as tradicionais Centrais Térmicas, Eólicas, Fotovoltaicas e Hidroelétricas.

Inspirados na criação do CEESP-CT-UFSM, a UNESCO propiciou a criação de um co-irmão também denominado CEESP-Uruguay na cidade de Salto, com o apoio do Coordenador do Programa de Ciência e Tecnologia do Uruguai, Dr Eng. Jorge Omar Bueno e da Universidad Tecnologica do Uruguai. O CEESP destacou-se também no desenvolvimento de diversas técnicas para associação de geradores assíncronos incluindo também painéis fotovoltaicos, controles eletrônicos de tensão e rotação pela carga para geração de energia elétrica, modelamento de células de combustível, aplicações das redes elétricas inteligentes nos sistemas de distribuição, em cujas áreas o grupo é pioneiro no Brasil, e automação usando técnicas de inteligência artificial. O nome do Centro de Tecnologia da UFSM, através do CEESP, esteve sempre presente nestas oportunidades.

O grupo publica anualmente dezenas de artigos em revistas e congressos nacionais e internacionais (IEEE, IEE, AMSE, UNESCO, etc.), resultado de um relacionamento efetivo com diversas empresas da Região (ELETROSUL, AES-Sul, GRUPO CEEE, RGE, Usina Hidroelétrica de Nova Palma-UHENPAL, Muxfeld Energia, Spall Equipamentos Industriais, Kohlbach Motores, CCE-Engenharia, EBERLE, Polo Transformadores, Ichiban Instrumentação e Controles, Assepro, ELLFEN Energia Eólica e Manutenções,; Advanced Machines Company, entre outras). Ao longo de sua história, o CEESP transferiu para o meio produtivo inúmeras tecnologias, patrocinadas pela FAPERGS, SEBRAE, CNPq, FINEP, CENERGS ou pelas próprias empresas interessadas. Foram recebidas inúmeras doações de material permanente, consumo e material bibliográfico que foram acrescentadas desde 1986 ao patrimônio do UFSM-CT em nome do CEESP. Presentemente, conta com bolsistas entre alunos de graduação e pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado e outros pesquisadores vindos de empresas.

O CEESP está atualmente sediado no Centro de Tecnologia da UFSM sendo que a maior parte de suas instalações estão localizadas num amplo conjunto de laboratórios (Eletrônica Leve, Eletrônica Industrial, Montagens Eletromecânicas, Processamento da Energia, Célula de Combustível, Modelamento de Fontes de Energia, Redes Elétricas Inteligentes (Lab Smart Grid), Laboratório de Proteção, Laboratório de Energia e Sistemas de Potência). A área experimental encontra-se em um terreno localizado em uma das avenidas principais do Campus da UFSM. Nesta área são realizados os ensaios de campo e aplicações experimentais do aproveitamento da energia geotérmica. Utilizando-se de uma respeitável infra-estrutura de pesquisa montada com recursos próprios e doações ao longo dos vinte e sete anos de sua existência, o CEESP tem demonstrado cada vez maior de cooperação com outros organismos como o Instituto Politécnico de Kiev (Ucrânia), a Colorado School of Mines (Estados Unidos) e INESC-PORTO.

 

 

Sobre

O CEESP é um grupo de pesquisa vinculado ao programa de pós-graduação em engenharia elétrica da universidade federal de santa maria. Atua na orientação de alunos de mestrado e doutorado e no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de smart grid, geração distribuída e sistemas elétricos de potência.

Vinaora Nivo Slider 3.x