Áreas de Atuação
Atualmente, a atuação e áreas de pesquisa da equipe são concentrados em três eixos: geração, transmissão e distribuição de energia. Dentro da geração, pesquisam-se as formas alternativas de geração distribuída de energia elétrica empregando células à combustível, painéis fotovoltaicos, energia geotérmica, utilização de resíduos sólidos urbanos (RSU) e biodigestão aliadas ao armazenamento de energia.
Na transmissão de energia são realizadas pesquisas nas áreas de estabilidade, proteção, identificação de faltas, modelagem e otimização de sistemas elétricos de potência. No eixo distribuição de energia as pesquisas são realizadas no âmbito das redes elétricas inteligentes e seu potencial de supervisão e controle nos sistemas de distribuição, incluindo a operação em tempo real, reconfiguração das redes, modelagem e otimização de sistemas de distribuição, processamento paralelo, sistemas multiagentes, programação em nuvem, gerenciamento da geração distribuída, microgerações e micro-redes, eficiência energética, gerenciamento pelo lado da demanda e a resposta à demanda.
No ano de 2012 o CEESP esteve representado junto ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação através da pesquisadora Drª Alzenira da Rosa Abaide na formulação do documento denominado Redes Eletricas Inteligentes: contexto nacional. – Brasilia, DF : Centro de Gestao e Estudos Estrategicos, 2012. Ação realizada em apoio aos trabalhos da Comissão Técnica MCTI/ANEEL/CNPq, criada pela portaria conjunta MCT e ANEEL no 230, de 16 de marco de 2010 com o objetivo de congregar uma visão panorâmica sobre as transformações nas redes de energia elétrica. O estudo teve como objetivo subsidiar a inserção do tema Redes Elétricas Inteligentes na politica de CT&I em energia no Brasil.
Desde sua criação, as atividades do CEESP têm sido em estreita cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de São Paulo, Colorado School of Mines, USA, Instituto Politécnico de Kiev e Departamento de Sistemas de Energia da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo).