Aproveitamento de Pequenas Fontes de Energia Elétrica

A Editora UFSM já está disponibilizando Aproveitamento de Pequenas Fontes de Energia Elétrica. O livro, de autoria de Felix Alberto Farret, traz informações pertinentes acerca das possibilidades técnicas e práticas da geração de energia que incentivam a difusão e o uso de fontes alternativas mais prontamente disponíveis no Brasil. A obra mostra que apenas o emprego de técnicas simples é suficiente para resolver problemas localizados de energia ou melhorar as instalações atualmente disponíveis.

Aproveitamento de Pequenas Fontes de Energia Elétrica destina-se a todo o profissional das áreas exatas, incluindo as engenharias, arquitetura e agronomia, ecologistas e técnicos de nível médio. O texto mostra, de modo claro, que as energias acumuladas potencialmente pelo sol, sob forma de água, vento, fotoeletrecidade, calor, biomassa, entre outras, são passíveis de conversão em energia elétrica para atender a cargas sofisticadas ou brutas, sob forma de eletricidade. Além disso, esclarece que o aproveitamento direto dessas energias, na forma de calor, tração ou rotação, via de regra, terá sempre eficiência mais elevada, já que elas prescindem de etapas intermediárias de conversão, apesar de a maioria delas ser de uso local e atender a processos mais primários.

Felix Farret é professor no Departamento de Processamento de Energia Elétrica da UFSM, atuando no ensino de graduação e pós-graduação e no desenvolvimento de pesquisas em fontes alternativas de energia, eletrônica industrial e harmônicos em sistemas de alta potência desde 1974.

Compre Aqui o Livro (Link Externo - UFSM)

Compre Aqui o Livro (Link Externo - Cultura)

Compre Aqui o Livro (Link Externo - Amazon.com.br)

Compre Aqui o Livro (Link Externo - Cia.DosLivros)

Compre Aqui o Livro (Link Externo EbaLivros)

Sobre

O CEESP é um grupo de pesquisa vinculado ao programa de pós-graduação em engenharia elétrica da universidade federal de santa maria. Atua na orientação de alunos de mestrado e doutorado e no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de smart grid, geração distribuída e sistemas elétricos de potência.