All for Joomla All for Webmasters
ptendeites
20. 07. 06

A Copel pesquisa uma solução que promete otimizar, em muito, o uso de energia por clientes de geração distribuída – ou seja, aqueles que produzem em casa a própria energia, por meio de painéis fotovoltaicos. Trata-se de um dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) aprovados pela Companhia na chamada 21/2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), destinada a levantar iniciativas técnicas e comerciais em sistemas de armazenamento de energia, com vistas a desenvolver tecnologias e infraestrutura de produção nacional. 

Para isso, a Companhia uniu-se à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e à empresa paranaense NHS Sistemas de Energia, para chegar a um sistema que permite não apenas o uso da energia solar produzida, mas também, o armazenamento do excedente em baterias especialmente adaptadas e a gestão inteligente de toda a energia gerada e consumida, com comunicação direta com a rede da distribuidora. 

O armazenamento e gerenciamento inteligentes são possíveis graças ao uso de um equipamento, o Inversor Solar On Grid Híbrido, combinado a um software específico. A NHS, desenvolvedora do inversor, trabalha junto com a Copel e a UFSM para adequar o projeto de forma a permitir a exploração da funcionalidade de gerenciar energia em conexão com a distribuidora.  A partir daí foram feitos protótipos que estão sendo testados em duas plantas-piloto, uma em um dos polos da Copel, em Curitiba, e outra no campus da UFSM.  

Read More
20. 06. 15

 

Em atendimento ao Edital No011/2020 – PROBIC FAPEERGS/UFSM, torno pública a abertura de inscrições para seleção de acadêmicos dos cursos de graduação da UFSM para Bolsa de Iniciação Cinetífica FAPERGS – PROBIC regulamentadas pelo Edital 001/2020 FAPERGS, conforme Resolução 01/2013.

DAS INSCRIÇÕES
Período: 15/06 a 16/06
Horário: 8h às 17h
Local: por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

EDITAL COMPLETO > Clique Aqui

OBSERVAÇÃO:
Esta ficha deverá ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

19. 11. 03

Assim como a campanha do Outubro Rosa, outra campanha que é de caráter internacional de prevenção é a do Novembro Azul.  Este movimento mundial acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Motivado pela conscientização em pró da sociedade, além da valorização da saúde humana, o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) adere e está junto nessa campanha.

 

Abaixo, apresentam-se algumas imagens da Identidade Visual especial da Campanha.

Read More
20. 02. 11

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM, desenvolve o projeto “Interface de Inovação Multi-Agente envolvendo a Indústria Automobilística, os Sistemas de Energia e Infraestruturas de Mobilidade Elétrica para Eletrovias Inteligentes”. O objetivo da pesquisa é criar um sistema de gestão inteligente de eletrovias, a fim de desenvolver o uso do carro elétrico no Brasil de forma rápida e no mesmo nível de inovação de países desenvolvidos.

O projeto será executado em 36 meses e as etapas prevêem a instalação de duas plantas de recarga rápida de veículos elétricos, uma em Curitiba e outra no Campus da UFSM. Será a primeira estação de recarga rápida para veículos elétricos da UFSM e da cidade de Santa Maria. Cada planta contará com geração solar fotovoltaica, sistema de armazenamento e comunicação. Desse modo, a UFSM se tornará a primeira universidade no RS a instalar um eletroposto para recargas rápidas de veículos elétricos e terá o primeiro veículo elétrico.

Read More
19. 10. 04

Outubro chegou e, com ele, a já conhecida campanha do Outubro Rosa. O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente nesse mês, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Motivado pela conscientização em pró da sociedade, além da valorização da saúde humana, o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) adere e está junto nessa campanha.

Abaixo, apresentam-se algumas imagens da Identidade Visual especial da Campanha.

Read More
Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x