All for Joomla All for Webmasters
ptendeites
20. 02. 11

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM, desenvolve o projeto “Interface de Inovação Multi-Agente envolvendo a Indústria Automobilística, os Sistemas de Energia e Infraestruturas de Mobilidade Elétrica para Eletrovias Inteligentes”. O objetivo da pesquisa é criar um sistema de gestão inteligente de eletrovias, a fim de desenvolver o uso do carro elétrico no Brasil de forma rápida e no mesmo nível de inovação de países desenvolvidos.

O projeto será executado em 36 meses e as etapas prevêem a instalação de duas plantas de recarga rápida de veículos elétricos, uma em Curitiba e outra no Campus da UFSM. Será a primeira estação de recarga rápida para veículos elétricos da UFSM e da cidade de Santa Maria. Cada planta contará com geração solar fotovoltaica, sistema de armazenamento e comunicação. Desse modo, a UFSM se tornará a primeira universidade no RS a instalar um eletroposto para recargas rápidas de veículos elétricos e terá o primeiro veículo elétrico.

Read More
19. 11. 03

Assim como a campanha do Outubro Rosa, outra campanha que é de caráter internacional de prevenção é a do Novembro Azul.  Este movimento mundial acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Motivado pela conscientização em pró da sociedade, além da valorização da saúde humana, o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) adere e está junto nessa campanha.

 

Abaixo, apresentam-se algumas imagens da Identidade Visual especial da Campanha.

Read More
19. 06. 13

CHAMADA PARA ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) está com chamada aberta para programa de iniciação cientifica de alunos voluntários e bolsistas.

Área de atuação: Redes elétricas Inteligentes, Armazenamento de Energia, Sistemas de Geração Fotovoltaica, Veículos Elétricos. 

Orientadora: Prof.ª Dr. Luciane Neves Canha 

Requisitos: Cursando Eng. Elétrica a partir do 3º semestre até 6º semestre; domínio do inglês, proatividade, conhecimento de linguagens de programação.

Interessados devem encaminhar, até o dia 18 de junho de 2019 o seu histórico escolar e currículo para o e-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resultados serão divulgados em 20/06.

19. 10. 04

Outubro chegou e, com ele, a já conhecida campanha do Outubro Rosa. O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente nesse mês, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Motivado pela conscientização em pró da sociedade, além da valorização da saúde humana, o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) adere e está junto nessa campanha.

Abaixo, apresentam-se algumas imagens da Identidade Visual especial da Campanha.

Read More
16. 08. 04

Um evento na próxima sexta-feira (5) tem a ambição de ser um marco na história do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. 

Nessa data, haverá a inauguração simultânea do Instituto de Redes Inteligentes (Inri) e das seções locais do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), que é considerado a maior organização profissional do mundo. 

O evento vai reunir estudantes, pesquisadores e profissionais das engenharias Elétrica, Mecânica, de Controle e Automação, Telecomunicações, Acústica e Aeroespacial. As atividades começam às 14h, no auditório do anexo C do CT.

A inauguração terá como destaque a presença de dois convidados internacionais: David Durocher e Peter Magyar, membros da cúpula mundial da Sociedade de Aplicações Industriais (IAS), um dos diversos braços do IEEE. Eles são respectivamente presidente e diretor do departamento de seções e filiação.

No mesmo dia, às 17h30min, no hall do prédio 9E, haverá cerimônia de descerramento das placas do Inri e dos capítulos IEEE-UFSM.

A promoção é dos capítulos IEEE/UFSM, do Centro de Tecnologia, da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e do Departamento de Engenharia Elétrica. O evento tem patrocínio do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos e da empresa Sonnen Energia.

Para participar do evento, é necessário fazer inscrição pelo link.

Mais informações aqui.

Haverá transmissão ao vivo pelo Farol.

Leia Mais
Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x